Voluntariado Internacional -São Tomé e Príncipe

12 Setembro, 2013 08:491 commentViews:

_ imagem13Projeto de âmbito educativo na área da cultura
Duração: 9 meses de 01-10-2013 até 30-06-2014
Local: São Tomé e Principe

Horário: 5 dias por semana, 5 horas por dia. Férias: 2 dias por cada mês de duração de projeto
Condições: Alojamento, Alimentação, Viagens, vistos, vacinas, Seguro, formação linguística, Acompanhamento pessoal, ciclo de formação e avaliação, férias (2 dias por cada mês), transporte local, subsídio mensal (60,00€).
Vagas: 1

Resumo:O projecto irá desenvolver-se na ilha de S. Tomé, onde a maioria da população vive em condições de pobreza, que afecta em particular as zonas rurais. O objectivo será o de colaborar com duas instituições locais, uma mais direcionada para idosos e outra de apoio a crianças. Assim, pretende-se que o voluntário participe em ações educativas e na área da saúde, educação e higiene ou em outras atividades diversas como a remodelação de espaços, a realização de workshops de trabalhos manuais ou tempos livres para crianças e idosos.

A filosofia do projecto baseia-se na ideia do provérbio chinês: “se queres matar a fome a um homem, o importante não é dar-lhe o peixe, mas ensiná-lo a pescar”. Deste modo, irá procurar-se não só satisfazer as necessidades locais no momento da missão, como também contribuir ativamente para a formação dos técnicos locais e da população, de forma a que o impacto na comunidade se prolongue para além da estadia do voluntário no período do projecto. Para que isto seja possível, este projeto, que tem a duração de dois meses no local, irá começar bastante antes da partida, para preparação desse período, de forma a atuar o mais possível de encontro às necessidades existentes.

O projeto irá envolver 2 voluntários portugueses em parceria com instituições locais.
Perfil:- Idade: dos 18 aos 30 anos de idade.
- Experiência em projectos de voluntariado a nível nacional;
- Espirito de missão e gosto pelo trabalho em equipa;
- Criatividade e capacidade de adaptação a novos contextos;
- Motivação para viver e trabalhar num contexto desfavorecido;
- Conhecimentos de reparos de estruturas e eletricidade (opcional).
- Disponibilidade para trabalhar em Portugal com o restante grupo em atividades de preparação do projeto em São Tomé e Princípe.
Tarefas:Os voluntários irão ter como missão o apoio aos centros locais nas diversas actividades que estes desenvolvem no apoio à população local, bem como a implementação do projeto previamente estabelecido.

Alguns exemplos de atividades que podem ser desenvolvidos, dependendo da iniciativa do próprio voluntário, ou seja, não são atividades que já estejam a decorrer, são atividades que poderão ser implementadas pelo voluntários, se se conseguir obter os apoio necessários para a sua realização.

Ler mais… Voluntariado Internacional.

1 Comment

  • Ola a todos os intervenientes nesta Fundação gostaria de pedir uma informação.
    O meu nome é joão Oliveira tenho 44 anos sou Português e estou a procura de uma possibilidade para poder ir para São Tomé e Príncipe participar em algum projeto de desenvolvimento Social, cultural ou outro como voluntario em troca de dormida, alimentação e se possível viagem.
    A minha área de formação é Animação sócio cultural nível III onde desenvolvi alguns projetos na cidade de Abrantes na área social e cultural com jovens e idosos tenho também experiencia a nível desportivo que adquiri em 12 anos de atleta de ginastica desportiva no Clube Desportivo Portalegrense em Portalegre tenho também experiencia de 30 anos de trabalho em diversas áreas.
    Agradeço a quem me possa ajudar ou dar alguma informação para eu poder realizar este sonho de vida que é contribuir para o desenvolvimento dessa linda terra que não consigo explicar por palavras porque sempre me esteve no coração.
    Obrigado e aguardo com ansiedade futuros Contactos.

Leave a Reply